segunda-feira, 13 de maio de 2013

O antigo consórcio e a FACE.

No último dia 2/05 houve uma reunião do Conselho da FACE (Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia), na qual o GPP faz parte - via consórcio- de dois departamentos. Nessa reunião foi deliberado e aprovado o fim do consórcio o qual é composto o GPP e a transformação do mesmo em um Curso da FACE.
Ao que tudo indica (e vale ressaltar que as informações são levantadas com base nos membros participantes da reunião, uma vez que a ata só é divulgada após sua aprovação, na próxima reunião do referido conselho), os professores que foram contratados para o GPP e que estavam locados em outros departamentos ficaram locados da seguinte maneira: os professores lotados na ADM, passarão a integrar o novo curso da FACE, enquanto àqueles do POL e da ECO continuaram em seus respectivos departamentos - entretanto, os departamentos se comprometeriam a continuar ofertando as disciplinas que são do GPP hoje.
Resta a pergunta: o que muda? No regimento geral da UnB, há disposição quanto à Institutos e Faculdades, Art. 23 (Das Unidades Acadêmicas), ficando a definição da organização a cargo do regimento das unidades:
“As Unidades Acadêmicas organizam-se por áreas amplas de conhecimento em que há tradição consolidada na Universidade, de reconhecidas relevância e qualidade no ensino de graduação e de pós-graduação e em pesquisa e extensão.” (Art. 23, III, §3º)
Já o regimento da FACE, em seu Art. 3º, que dispõe sobre a sua estrutura, abrange apenas departamentos e não cursos, como seria o caso do GPP, o que não nos dá, no momento, muito mais conhecimento sobre o futuro. Embora possamos especular o novo modelo de acordo com o de outros cursos em situação semelhante na UnB vale ressaltar que há atipicidades pela universidade que dificultam essa tarefa. Assim, até termos acesso à Ata da reunião do Conselho o melhor a fazer é colocarmos em debate a questão: O que é melhor para o nosso curso? Qual modelo queremos? E então buscar a efetivação dos nossos interesses.
Estamos buscando mais informações e assim que às obtivermos iremos informar-vos.

JP Alexandre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário